A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS RACISTAS E PRECONCEITUOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Jamylly Kelly Corrêa da Gama
  • Piedade Lino Videira
  • Elivaldo Serrão Custódio

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, Ensino religioso, Religiões de matriz Africana, Intolerância religiosa

Resumo

A presente pesquisa visa compreender como a impressão de um viés ecumênico e multiculturalista ao Ensino Religioso nas instituições públicas de educação pode ser um meio efi caz para a desconstrução de práticas racistas e preconceituosas em relação a religiões historicamente marginalizadas no cotidiano escolar. Temos como objetivo geral analisar como a disciplina Ensino Religioso está sendo ministrada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Goiás, com recorte para as religiões de matriz africana, a partir de pesquisa qualitativa, especialmente qual o tratamento dado às religiões de matriz africana. A escola está localizada no distrito do Coração, município de Macapá, região que conta com população, em sua maioria, formada por famílias negras com fortes tradições culturais e étnicas. Para a coleta de dados, utilizamos como recursos entrevistas semiestruturadas junto ao corpo docente e discente da escola e com membros da comunidade praticantes da umbanda. Os resultados obtidos apontaram que o Ensino Religioso oferecido na EMEF Goiás desprivilegia as religiões de matriz africana, que os alunos pouco conhecem sobre as práticas religiosas afro-brasileiras e que os professores têm difi culdade em discutir a questão da intolerância religiosa. Conclui-se que ainda há um longo caminho para plena implantação da Lei 10.639/2003 e que se carece ainda de maior capacitação para os docentes poderem trabalhar com a temática, visando ao respeito à diversidade cultural e religiosa.

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Publicado

2021-06-08

Como Citar

CORRÊA DA GAMA, J. K. .; LINO VIDEIRA, P. .; SERRÃO CUSTÓDIO, E. . A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS RACISTAS E PRECONCEITUOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 60, n. 1, p. 98–112, 2021. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/242. Acesso em: 22 dez. 2024.

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