A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS RACISTAS E PRECONCEITUOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Lei 10.639/2003, Ensino religioso, Religiões de matriz Africana, Intolerância religiosaResumo
A presente pesquisa visa compreender como a impressão de um viés ecumênico e multiculturalista ao Ensino Religioso nas instituições públicas de educação pode ser um meio efi caz para a desconstrução de práticas racistas e preconceituosas em relação a religiões historicamente marginalizadas no cotidiano escolar. Temos como objetivo geral analisar como a disciplina Ensino Religioso está sendo ministrada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Goiás, com recorte para as religiões de matriz africana, a partir de pesquisa qualitativa, especialmente qual o tratamento dado às religiões de matriz africana. A escola está localizada no distrito do Coração, município de Macapá, região que conta com população, em sua maioria, formada por famílias negras com fortes tradições culturais e étnicas. Para a coleta de dados, utilizamos como recursos entrevistas semiestruturadas junto ao corpo docente e discente da escola e com membros da comunidade praticantes da umbanda. Os resultados obtidos apontaram que o Ensino Religioso oferecido na EMEF Goiás desprivilegia as religiões de matriz africana, que os alunos pouco conhecem sobre as práticas religiosas afro-brasileiras e que os professores têm difi culdade em discutir a questão da intolerância religiosa. Conclui-se que ainda há um longo caminho para plena implantação da Lei 10.639/2003 e que se carece ainda de maior capacitação para os docentes poderem trabalhar com a temática, visando ao respeito à diversidade cultural e religiosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Estudos Teológicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Revista Estudos Teológicos é de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e compartilhar os links para os textos completos dos artigos, desde que com a devida atribuição de autoria e fonte original, conforme a licença abaixo.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






