O espaço da mulher na ciência e na tecnologia

Ciência e tecnologia feminista

Autores

Palavras-chave:

Gêreno, Representatividade feminina, Ciência, Conhecimento, Tecnologia

Resumo

O presente artigo tem por objeto a análise da participação das mulheres na produção de conhecimento científico-tecnológico e no desenvolvimento de tecnologias propriamente ditas, destacando os impactos sociais da ausência de representatividade feminina na sociedade algorítmica atual. Através do método dedutivo, com a realização de pesquisa essencialmente bibliográfica, apresenta-se, num primeiro momento, a problemática de gênero na produção do conhecimento científico de modo geral. Na sequência, destacam-se os impactos da digitalização da vida para a produção científica. Por fim, entrelaça-se a temática acerca do gênero com a nova forma de produção científica e a crescente implementação tecnológica à vida cotidiana, grifando-se os motivos e as consequências da ausência de representatividade feminina na computação e áreas correlatas. Conclui-se que a baixa incidência de mulheres na produção de conhecimento científico-tecnológico e no desenvolvimento de tecnologias propriamente ditas reflete tanto na criação de identidades sociais, reproduzindo-se padrões de discursos discriminatórios e tornando o campo tecnológico cada vez mais masculino, quanto nos vieses algorítmicos, induzindo, inclusive, máquinas a reforçarem opressões de gênero.

Biografia do Autor

Melina Carla de Souza Britto, UEPG

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Direito Público e em Direito Tributário. Assistente III de Juiz no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Fabrício Bittencourt da Cruz, UEPG

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professor Adjunto no Departamento de Direito de Estado da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Líder do Projeto MindTheGap: Inovação em Direito. Juiz Federal.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

de Souza Britto, M. C. ., & Bittencourt da Cruz, F. (2023). O espaço da mulher na ciência e na tecnologia : Ciência e tecnologia feminista. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(1), 335–356. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/2173

Edição

Seção

Artigos diversos