Ecofeminismos espiritualistas na América Latina após 1980

Autores

  • Tânia Zimmermann UEMS

Palavras-chave:

Feminismos ecofeministas, Espiritualidades, Relações de gênero, Natureza.

Resumo

Nesta pesquisa, investigo pensamentos ecofeministas territoriais latino-americanos em sua historicidade evidenciando trajetórias individuais e de coletivos em cruzamentos interseccionais. Para tal propósito, elenco Rosa Dominga Trapazo e o coletivo Talitha Cumi no Peru, Safina Newbery e o coletivo La Urdimbre de Aquehua na Argentina, Mary Judith Ress no Chile, Ivone Gebara no Brasil e o coletivo Con-spirando, Gladys Parentelli e o coletivo Gaia na Venezuela. O recorte temporal estende-se a partir de 1980, quando houve inúmeros eventos e encontros basilares para alçar as configurações de movimentos ecofeministas comunitários espirituais e da maior presença de ativistas e teóricas com publicações sobre o tema. Proponho uma pesquisa bibliográfica e empírica (entrevistas e relatos) revisando distintas perspectivas conceituais e categorias (heteropatriarcado, corpo-território, economia do cuidado, espiritualidades) que hodiernamente problematizam as relações de gênero em interseccionalidade com o meio ambiente e sua degradação em países da América Latina. Esses coletivos e ecofeministas arvoram um projeto ético e político que propõe uma alternativa à crise ecológica contemporânea, reconhecendo a existência do vínculo entre subordinação e violência contra as mulheres e a destruição da natureza.

Biografia do Autor

Tânia Zimmermann, UEMS

Graduada em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina com créditos concluídos pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e estágio de pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Professora Associada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

Zimmermann, T. (2023). Ecofeminismos espiritualistas na América Latina após 1980. COISAS DO GÊNERO: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS EM TEOLOGIA E RELIGIÃO, 9(1), 68–86. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/2158