METODOLOGIA ESTÉTICA DO VIDEOGAME À ANIMAÇÃO: REPRESENTAÇÃO E SIMULAÇÃO EM DRAGON QUEST

Autores

  • Angela Longo
  • Rafael Machado Costa

Palavras-chave:

Animação, Videogame, Game Studies, Estética

Resumo

Neste artigo ,é proposta uma discussão metodológica e teórica no campo de pesquisa ligada à Animação e ao Videogame apresentando como proposta um método baseado na análise estética da imagem. São discutidas questões formais da relação entre a imagem oriunda da Animação e da do Videogame, suas aproximações e seus distanciamentos, bem como suas diferentes naturezas linguísticas e os processos de transposição e adaptação de uma obra de uma linguagem para a outra a partir dos exemplos de Dragon quest V: tenkuu no hanayome (1992) e Dragon quest: your story (2019).

Biografia do Autor

Angela Longo

Doutoranda em Global Arts no Department of Arts Studies and Curatorial Arts pela Tōkyō University of the Arts. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Artes Visuais pela UFRGS e em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra.

Rafael Machado Costa

Doutorando e Mestre em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em História da Arte pela UFRGS e Bacharel em Direito pela Universidade Ritter dos Reis. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

LONGO, A.; COSTA, R. M. METODOLOGIA ESTÉTICA DO VIDEOGAME À ANIMAÇÃO: REPRESENTAÇÃO E SIMULAÇÃO EM DRAGON QUEST. Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 90–110, 2021. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/cult/article/view/830. Acesso em: 24 nov. 2024.