MARX É POP

DA INSPIRAÇÃO CRISTÃ EM MARX À SIMBOLOGIA TRINITÁRIA DO MARXISMO VULGAR

Autores/as

  • André Daniel Reinke

Palabras clave:

Marxismo vulgar, religião política, iconografia cristã, cultura pop

Citas

ASSMANN, Hugo. HINKELAMMERT, Franz. Idolatria do mercado: ensaio sobre economia e teologia. São Paulo: Vozes, 1989.

ASSUNÇÃO, Rudy Albino. O papa precisa do marxismo? Bento XVI e a incompatibilidade entre a fé cristã e a fé marxista. Horizonte, Belo Horizonte, v. 10, n. 27, p. 1042-1059, jul./set. 2012. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/3249>. Acesso em: 3 set. 2020.

BENJAMIN, Walter; LÖWY, Michael. O capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo, 2013.

CASEY, Michael. Che’s Afterlife. New York: Vintage Books, 2009.

DUSSEL, Enrique. Las metáforas teológicas de Marx. Estella (Espanha): Verbo Divino, 1993.

GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

KAKUTANI, Michiko. Brand Che: Revolutionary as Marketer’s Dream. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2009/04/21/books/21kaku.html>. Acesso em: 3 set. 2020.

LÖWITH, Karl. O sentido da história. Lisboa: Edições 70, s.d.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich; COGGIOLA, Osvaldo. Manifesto comunista. ed. rev. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013.

O impacto do cadáver de Che Guevara: entrevista com Reginaldo Ustariz Arze. IHU Online, São Leopoldo, 2007, n. 239, p. 8-13. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao239.pdf>. Acesso em: 3 set. 2020.

SOUZA, Anaelson Leandro de; NUNES, Adailton Rocha; SILVA, Marcela Bomfim da;

RODRIGUES, Taisa Moura. A devoção popular não canônica de Che Guevara em Vallegrande, Bolívia. Anais do X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2008/resumos/R12-0784-1.pdf>. Acesso em: 3 set. 2020.

TILLICH, Paul. Dinâmica da fé. 7. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2002.

Publicado

2024-11-12

Cómo citar

REINKE, A. D. MARX É POP: DA INSPIRAÇÃO CRISTÃ EM MARX À SIMBOLOGIA TRINITÁRIA DO MARXISMO VULGAR. Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 198–204, 2024. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/cult/article/view/3327. Acesso em: 28 nov. 2024.

Número

Sección

GT 10 - ESTÉTICAS DA CULTURA POP