O Batman ’89

O Fascínio do Homem Morcego desde as Graphic Novels ao Cinema Dark de Tim Burton

Autores/as

  • Adrianne Linhares Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Cley Fabiano Linhares Universidade de Lisboa - FA- UL

Palabras clave:

Estética, Quadrinhos, Cinema

Resumen

Em tempos de grande repercussão da versão do diretor Matt Reeves para o longa-metragem The Batman, torna-se interessante analisar a visão do cineasta norte-americano Tim Burton, que, em 1989, foi um dos responsáveis pela reconstrução estética do herói detetive dos quadrinhos. O presente artigo reflete sobre como Burton imprimiu ao filme sua visão particular do herói e de seu contexto, marcada por uma goticidade e elegância sombria ao final dos anos 1980, estabelecendo uma base artística para os futuros diretores que trariam versões mais contemporâneas do homem-morcego, como Reeves, Christopher Nolan e Joel Schumacher. O artigo pretende trazer à tona as luzes e referências utilizadas na construção visual e discursiva do filme de 1989. A estética escolhida por Tim Burton, que neste trabalho será denominada como dark, identifica sua expressão a partir dos anos 80. Os autores citados incluem Adriana Amaral, Joan Hawkins e a literatura das Graphic Novels dos primórdios do Batman, entre outros autores e referências.

Biografía del autor/a

Cley Fabiano Linhares, Universidade de Lisboa - FA- UL

Publicitário; Professor Universitário no Grupo UNINTER em cursos livres, digitais e em Programas de Pós-Graduação. Sócio da empresa LINK Marketing - Consultoria e Treinamento. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Doutorando em Design pela Universidade de Lisboa - FA-UL.

Citas

O’NEIL, Dennis. Guia Oficial DC Comics - Roteiros. Opera Graphica: São Paulo, 2005.

JANSON, Klaus. Guia Oficial DC Comics – Desenhos. Opera Graphica: São Paulo, 2005.

The DC COMICS ENCYCLOPEDIA – The Definite Guide to the Characters of The DC Universe. DC Comics, 2006.

HAWKINS, Joan, sobre o livro de Valdine Clemens, The Return of the Repressed: Gothic Horror from the Castle of Otranto to Alien. Nova York: State University of New York Press, 1999. Artigo encontrado na EBSCO, The Review of Communication, em 2 de abril de 2009.

AMARAL, Adriana. Visões Perigosas – Uma Arque-Genealogia do Cyberpunk. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.

MAYER, Sophie. “The Mirror Didn´t Crack: Costume Drama & Gothic Horror I Sally Potter´s Orlando” . Publicado na revista: Literature Film Quaterly., vol.36, Issue 1. p.39-44, 2008.

MASCARELLO, Fernando. A História do Cinema.Campinas: Papirus, 2006.

O’NEIL, Dennis;WEIN, Lein; APARO, Jim; GARCIA-LÓPEZ, José L. Coringa em Dose Tripla. Opera Graphica: São Paulo, 2003

MORRISON, Grant. MCKEAN, Dave. Asilo Arkham. São Paulo: Panini Comics, 1989.

CIRNO, Moacir. Para Ler os Quadrinhos: da Narrativa Cinematoográfica à Narrativa Quadrinizada. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Thomson, 2002.

MOORE, Alan; BOLLAND, Brian; HIGGINS, John. A Piada Mortal. São Paulo: Abril, 1988.

________________Batman. In: Mundo Estranho #11. Abril.

EISNER, Will. Quadrinhos e a Arte Sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

McCLOUD, Scott. Desenhando Quadrinhos. São Paulo: MBooks, 2008.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. José Olympio: Rio de Janeiro. 1982.

MILLER, Frank. The Dark Night Returns. DC Comics.1996.

____________70 Anos de História em Quadrinhos. In: MUNDO ESTRANHO – especial Grandes Sagas DC Comics.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

LINHARES, A.; FABIANO LINHARES, C. O Batman ’89 : O Fascínio do Homem Morcego desde as Graphic Novels ao Cinema Dark de Tim Burton. Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop, [S. l.], v. 2, n. 1, 2024. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/cult/article/view/1424. Acesso em: 24 nov. 2024.