TRILHAS DA CULTURA POP NA TEORIA DA COMUNICAÇÃO: FRAGMENTOS DE UMA GENEALOGIA

Autores

  • Luís Mauro Sá Martino

Palavras-chave:

Cultura pop, Teoria e Pesquisa em Comunicação, Epistemologia, Genealogia

Resumo

Qual é o lugar da cultura pop na pesquisa em Comunicação? O tema parece ter sido incorporado à área somente a partir da década de 1970, principalmente sob o impacto da perspectiva dos Estudos Culturais sobre as relações entre práticas midiáticas e identidade. No entanto, a presença da cultura pop nos estudos de comunicação remonta a pesquisas realizadas, pelo menos, desde a década de 1940. Este artigo delineia os resultados parciais de uma pesquisa exploratória sobre as apropriações e abordagens do conceito de “cultura pop” na Teoria da Comunicação. A partir de pesquisa bibliográfica, pautada em uma abordagem genealógica, foi possível observar a existência de pelo menos três dimensões da presença da cultura pop na Teoria da Comunicação: (1) há ambiguidades de origem em relação ao conceito, oscilando entre “cultura de massa”, “arte popular” e “comunicação de massa”; (2) predomina, entre 1940 e 1970, uma visão crítica, tanto nos estudos europeus quanto norte-americanos, sobre os possíveis efeitos políticos ou morais da cultura pop; (3) esse ponto de vista é nuançado a partir dos anos 1970, à medida que apropriações mais politizadas da cultura pop trouxeram novas perspectivas sobre sua importância teórica e prática. Estes pontos são discutidos contra o pano de fundo dos estudos de epistemologia da comunicação.

Biografia do Autor

Luís Mauro Sá Martino

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor do PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo/SP, Brasil)

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Publicado

2021-09-10