O Batman ’89

O Fascínio do Homem Morcego desde as Graphic Novels ao Cinema Dark de Tim Burton

Autores

  • Adrianne Linhares Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Cley Fabiano Linhares Universidade de Lisboa - FA- UL

Palavras-chave:

Estética, Quadrinhos, Cinema

Resumo

Em tempos de grande repercussão da versão do diretor Matt Reeves para o longa-metragem The Batman, torna-se interessante analisar a visão do cineasta norte-americano Tim Burton, que, em 1989, foi um dos responsáveis pela reconstrução estética do herói detetive dos quadrinhos. O presente artigo reflete sobre como Burton imprimiu ao filme sua visão particular do herói e de seu contexto, marcada por uma goticidade e elegância sombria ao final dos anos 1980, estabelecendo uma base artística para os futuros diretores que trariam versões mais contemporâneas do homem-morcego, como Reeves, Christopher Nolan e Joel Schumacher. O artigo pretende trazer à tona as luzes e referências utilizadas na construção visual e discursiva do filme de 1989. A estética escolhida por Tim Burton, que neste trabalho será denominada como dark, identifica sua expressão a partir dos anos 80. Os autores citados incluem Adriana Amaral, Joan Hawkins e a literatura das Graphic Novels dos primórdios do Batman, entre outros autores e referências.

Biografia do Autor

Cley Fabiano Linhares, Universidade de Lisboa - FA- UL

Publicitário; Professor Universitário no Grupo UNINTER em cursos livres, digitais e em Programas de Pós-Graduação. Sócio da empresa LINK Marketing - Consultoria e Treinamento. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Doutorando em Design pela Universidade de Lisboa - FA-UL.

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Linhares, A., & Fabiano Linhares, C. (2024). O Batman ’89 : O Fascínio do Homem Morcego desde as Graphic Novels ao Cinema Dark de Tim Burton. Cult De Cultura: Revista Interdisciplinar Sobre Arte Sequencial, mídias E Cultura Pop, 2(1). Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/cult/article/view/1424