O DOM DA VIDA E A DIGNIDADE HUMANA UNIVERSAL:

JUSTIFICAÇÃO FILOSÓFICA DOS DIREITOS DA ALTERIDADE

Autores

  • Livio Osvaldo Arenhart Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Amabilia Beatriz Portela Arenhart
  • Noli Bernardo Hahn

Palavras-chave:

Alteridade, Débito existencial-simbólico, Dignidade, Dom, Mediação

Resumo

Este ensaio teórico fornece razões para reconhecer os Direitos Humanos como direitos da alteridade. Parte do princípio de que todos os nascidos da espécie humana devem ser respeitados como iguais em dignidade. Argumenta-se que o dever de respeitar todos os outros como iguais em dignidade deriva do fato de que cada um recebeu a vida e suas condições de possibilidade como dádivas da humanidade. A tese é que o dom da vida encerra uma dívida existencial-simbólica à humanidade que, por sua vez, remete ao dever moral em relação a todos os outros. Quanto à concretização dos direitos da alteridade, numa perspectiva solidarista, o texto expõe possibilidades de realização da regra do dom – como resposta adequada à dívida existencial-simbólica – em espaços públicos, com destaque para as práticas associativas, cooperativas e, no interior destas, as de mediação. A reflexão mescla, em termos de metodologia, as abordagens analítica e hermenêutica.

Biografia do Autor

Livio Osvaldo Arenhart, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ, RS). Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC, RS). Graduado em Pedagogia e Filosofia. Docente titular da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Amabilia Beatriz Portela Arenhart

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ, RS). Mestre em Ciências Sociais (UNISINOS, RS). Graduada em Psicologia e Direito. Docente da Faculdade CNEC (Santo Ângelo, RS).

Noli Bernardo Hahn

Pós-Doutor pela Faculdades EST (São Leopoldo, RS). Doutor e Mestre em Ciências da Religião (UMESP, SP). Graduado em Filosofia e Teologia. Docente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado e Doutorado em Direito e da Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo-RS.

Downloads

Publicado

2021-05-19

Como Citar

Arenhart, L. O. ., Portela Arenhart, A. B. ., & Hahn, N. B. . (2021). O DOM DA VIDA E A DIGNIDADE HUMANA UNIVERSAL: : JUSTIFICAÇÃO FILOSÓFICA DOS DIREITOS DA ALTERIDADE. Protestantismo Em Revista, 46(2), 06–22. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/PR/article/view/39