Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Protestantismo em Revista Divulga pesquisas científicas acerca do fenômeno religioso e suas expressões nas imbricações que constituem a vida humana (história, economia, cultura, política, arte, geografia, sociedade meio ambiente e suas variações). Difundir o conhecimento científico da área da teologia e das humanidades em geral. Ser memória pública da produção de conhecimento contemporâneo acerca do fenômeno religioso. Oportunizar a divulgação da produção científica discente.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A revista aceita textos (artigos e resenhas) no formato do Microsoft Word 2003 ou 2007 (extensão .doc ou .docx) de docentes e discentes vinculados a núcleos e grupos de pesquisa de programas de pós-graduação em teologia e de áreas afins (dentro do âmbito da área das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas) desde que a temática esteja vinculada a um tema ou a uma preocupação teológica ou dentro do espectro das ciências da religião.

Os textos devem ser submetidos pelo portal da revista, mediante cadastro e criação de login e senha (Open Journal Systems).

Todos os interessados podem se cadastrar no portal da revista como leitor, autor e avaliador, sendo este último sujeito à aprovação do editor-gerente da revista. A aprovação de avaliadores se dá mediante o preenchimento dos critérios de seleção - qualificação na área - e o encaminhamento de textos ocorre mediante a demanda na área de atuação e o interesse de avaliação (tópicos e especialidades).

Todos os textos são submetidos ao exame simultâneo de dois avaliadores integrantes do Conselho Científico do periódico pelo sistema de Avaliação Cega (BlindReview). Nem os autores nem os avaliadores terão seus nomes divulgados durante a avaliação. Os avaliadores possuem um prazo de até quatro semanas para emitirem um parecer favorável, desfavorável ou favorável sob condições de revisão. Um terceiro avaliador pode ser consultado, caso haja divergência de opinião nos pareceres. Este terceiro avaliador terá igualmente um prazo de até quatro semanas para emitir seu parecer.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A submissão de textos para serem avaliados e possivelmente publicados é livre e gratuita, sem qualquer cobrança ou custo à pessoa autora, mediante cadastro de login e senha e responde a critérios formais de publicação (atenção às normas técnicas, ortográficas, titulação da pessoa autora).

INDEXAÇÃO

Este periódico está indexado no Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - Oasisbr , no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), no Google Scholar, na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no EBSCO, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org,  no Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr, no SUDOC- Système Universitaire de Documentation, no DOAJ (Directory of Open Access Journals) e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais. This periodical is indexed in the ATLA Religion Database® (ATLA RDB®), a product of the American Theological Library Association, 300 S. Wacker Dr., Suite 2100, Chicago, IL 60606, USA. Email:atla@atla.com, www: http://www.atla.com.         clique aqui