APONTAMENTOS SOBRE TEOLOGIA, TEORIA SOCIAL E EDUCAÇÃO NA PALESTRA DE ABRAHAM KUYPER NA INAUGURAÇÃO DA UNIVERSIDADE LIVRE DE AMSTERDÃ EM 1880

Autores

  • Ednardo Luís Duarte da Silva
  • Joyce Medeiros de Melo
  • Marcelo Ramos Saldanha
  • Júlio Cézar Adam

Palavras-chave:

Abraham Kuyper, Universidade Livre de Amsterdã, Soberania das Esferas, Teologia, Teoria Social, Educação, Teologia Pública

Resumo

A forma como Abraham Kuyper concebia a natureza e o papel da educação na sociedade moderna europeia ficou registrada em caráter incipiente em sua palestra inaugural na Universidade Livre de Amsterdã. A presente memória nos serve de ponto de partida para uma breve retrospectiva da vida e de parte do seu profícuo pensamento, bem como uma análise embrionária do legado deste reformador moderno para a interação entre teologia e educação. Em seu discurso, ele esclarece que a educação é um dom divino concedido à humanidade a fim de mantê-la livre. Além disso, ele propõe que ela possui um papel fundamental na disseminação social do conhecimento. Segundo Abraham Kuyper, a educação deve habitar uma dimensão própria, apresentando-se sempre de maneira independente da Igreja e do Estado.

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

Luís Duarte da Silva, E. ., Medeiros de Melo, J. ., Ramos Saldanha, M. ., & Cézar Adam, J. . (2023). APONTAMENTOS SOBRE TEOLOGIA, TEORIA SOCIAL E EDUCAÇÃO NA PALESTRA DE ABRAHAM KUYPER NA INAUGURAÇÃO DA UNIVERSIDADE LIVRE DE AMSTERDÃ EM 1880. Protestantismo Em Revista, 48(2), 19–34. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/PR/article/view/2819

Edição

Seção

DEBATES TEOLÓGICOS

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