DIÁSPORA AFRICANA, ANCESTRALIDADE E A TRADIÇÃO RELIGIOSA DOS CANDOMBLÉS:

(EN)CRUZILHADAS A CONHECER

Autores

Palavras-chave:

Diáspora Africana, Ancestralidade, Religião de matriz Africana

Resumo

O presente artigo trata sobre a diáspora africana forçada e a consequente escravização de corpos negros, vindos de diferentes países africanos. A escravização no Brasil é a mais longa da América Latina e até hoje tem graves consequências na vida das populações negras. No entanto, a categoria da ancestralidade é fundamental no processo de resistência às diferentes violências sofridas ao longo da história. Ancestralidade é um conceito amplo, que acentua a importância das relações geracionais e afirma a importância da comunidade. Neste sentido, a memória ancestral foi fundamental no processo da construção do Candomblé, como experiência religiosa de resistência aos diferentes sofrimentos, buscando reunir o que foi separado no processo da diáspora. A metodologia empregada é qualitativa e bibliográfica. Objetiva-se apontar para a necessidade de estudar a diáspora africana, a categoria ancestralidade e a tradição religiosa do Candomblé, as suas relações históricas, colocando-se como (en)cruzilhadas a conhecer, objetivando a superação da intolerância religiosa.

Biografia do Autor

Claudete Beise Ulrich, Faculdade Unida

Doutora e mestra em Teologia (Faculdades EST). Estágio Pós-doutoral em História (UFSC), Estágio-Pós-doutoral em Educação (UFES). Graduada em Teologia (Faculdade EST) e Licenciada em Pedagogia (UDESC). Atuou como coordenadora de Estudos na Academia de Missão junto à Universidade de Hamburgo. Professora no curso de graduação de Teologia, na Licenciatura em Ciências das Religiões e no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória-ES. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões da Faculdade Unida. Membra de la Escuela Internacional de Filosofia Intercultural EIFI, Barcelona/España. Coordenadora do grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos e Teologia Pública e Estudos da Religião FUV. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) Culturas, Parceria, Educação do Campo (UFES). Pesquisadora: Pesquisadora Grupo de Pesquisa Teologia Pública em contexto latino-americano PUC/PR. Participante do projeto de pesquisa Religião, Política e Teologia no Espaço Público - PUC/PR, apoio do CNPq. Contato: claudete@fuv.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9830-3768.

Geisa Hupp Fernandes Lacerda, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

Mestra em Ciências das Religiões (FUV). Professora no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), no curso de licenciatura em Pedagogia, professora coordenadora do grupo de Iniciação Cientifica “Infância, vulnerabilidade e racialização (UNESC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos/FUV. Contato: ge.lacerda@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8619-6144.

Edeson dos Anjos Silva, Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC)

Doutorando em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Mestre em Ciências das Religiões Faculdade Unida de Vitória (FUV). Professor de matemática da Rede Estadual do Rio de Janeiro (seeduc) e do Sistema de Ensino Contemporâneo (SEC). Licenciado em Pedagogia. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos/FUV. Contato: edeson.anjos@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7915-7665.

Arlete Maria Pinheiro Schubert, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em História (UFES). Professora formadora da Universidade Federal do Espírito Santo na Licenciatura Intercultural Indígenas (PROLIND-UFES). Professora na Rede de Educação do município de Vitória. Atuou como formadora na Ação Saberes Indígenas na Escola. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos/FUV. E-mail: schubertarlete@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1951-0337.

Downloads

Publicado

11/16/2022

Como Citar

Ulrich, C. B. ., Lacerda, G. H. F., Silva, E. dos A., & Schubert, A. M. P. (2022). DIÁSPORA AFRICANA, ANCESTRALIDADE E A TRADIÇÃO RELIGIOSA DOS CANDOMBLÉS:: (EN)CRUZILHADAS A CONHECER. Identidade!, 27(1), 105–119. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2067

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)