CORPOS FEMININOS NEGROS E VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Autores

  • Geisa Hupp Fernandes Lacerda Centro Universitário do Espírito Santo
  • Rayner Raulino e Silva Centro Universitário do Espírito Santo
  • Edeson dos Anjos Silva Sistema Contemporâneo de Ensino

Palavras-chave:

Corpo Negro Feminino, Violência Física e Simbólica, Gênero

Resumo

O presente artigo busca compreender a ótica de dominação e submissão dos corpos negros femininos, partindo das contribuições de Bourdieu (2012), Bourdieu e Chartier (2011), Carneiro (1985, 2002) e Gonzalez (1982, 1984). O processo de investigação se deu pela via de um estudo documental, por meio das análises dos Relatórios do Atlas da Violência, produzidas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de 2016, 2017, 2018 em articulação com recortes de reportagens jornalísticas. Os resultados da pesquisa constataram que a relação de poder que afeta  diretamente a mulher negra se materializa, cicatrizando marcas físicas e simbólicas. Nesse  contexto, são as mulheres negras que mais sofrem com o racismo e com as questões de gênero,  de forma que a tonalidade da pele é o seu maior pecado, tornando-as alvo. Assim, abordar as  questões de gênero, cor e raça, bem como as violências simbólicas e físicas, nunca foi tão  essencial como atualmente.

Biografia do Autor

Geisa Hupp Fernandes Lacerda, Centro Universitário do Espírito Santo

Mestra em Ciências das Religiões (FUV). Professora no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), no curso de licenciatura em Pedagogia. Contato: ge.lacerda@hotmail.com.

Rayner Raulino e Silva, Centro Universitário do Espírito Santo

Doutorando em Educação (PPGE UFES). Mestre em Educação (PPGE UFES). Graduado em Pedagogia (PPGE UFES). Professor do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC campus Serra). Contato: raynerraulino@gmail.com.

Edeson dos Anjos Silva, Sistema Contemporâneo de Ensino

Doutorando em Educação (UFES). Mestre em Ciências das Religiões (FUV). Professor de Matemática no Sistema Contemporâneo de Ensino (SEC) e SEEDUC. Contato: edeson.anjos@hotmail.com.

Downloads

Publicado

11/16/2022

Como Citar

Lacerda, G. H. F. ., Silva, R. R. e, & Silva, E. dos A. (2022). CORPOS FEMININOS NEGROS E VIOLÊNCIA DE GÊNERO. Identidade!, 27(1), 33–54. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2064

Edição

Seção

DIVERSIDADE E IDENTIDADE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)