AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A TEOLOGIA

Autores

  • Adriano Lima UNINTER
  • Cícero Manoel Bezerra
  • Luiz Alexandre Solano Rossi

DOI:

https://doi.org/10.22351/et.v61i2.900

Palavras-chave:

Educação a distância, Teologia, Metodologias, Autonomia

Resumo

A educação a distância, que a princípio era vista com desconfiança, nos últimos anos passou a ser considerada como um dos mais eficientes instrumentos de democratização do ensino superior. E, quando remetemos à teologia, o panorama é o mesmo. Nenhuma denominação religiosa, católica ou protestante, teria condições financeiras de implementar e manter instituições de ensino presencial em todos os estados da federação. Todavia, a educação a distância não é uma solução mágica para o baixo acesso do brasileiro à educação superior. Para que seja de qualidade e produza profissionais formados com espírito crítico e autonomia, fazem-se necessários um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) sólido, profissionais formados e treinados em educação a distância, bem como enfrentar os desafios sociais e econômicos do país. O artigo é construído em três momentos, a saber, apresentação de um breve panorama histórico, características e metodologias da graduação em teologia à distância do Centro Universitário Internacional UNINTER, reconhecido com nota máxima (conceito 5) pelo Ministério da Educação; apresentação de alguns conceitos teóricos e percepções proativas para a educação a distância em teologia e, finalmente, os desafios e possibilidades para a teologia na modalidade educação a distância.

Biografia do Autor

Adriano Lima, UNINTER

Doutor em Teologia pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), sob orientação do professor Dr. Clodovis Boff. Mestre em Teologia Sistemática pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Graduado em Teologia pela FAECAD - Faculdade das Assembleias de Deus (2011). Graduando em Direito (2018), na UNINTER ? Centro Universitário Internacional. Membro no Núcleo Ecumênico (NEIR) da PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da PUCPR. Membro da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais - RELEP. Sócio da SOTER -Sociedade de Teologia e Ciência da Religião. Membro do grupo de pesquisa espiritualidades, pluralidade e diálogo inter-religioso. Atualmente, professor no programa de pós-graduação Strictu-Sensu da Faculdade Batista do Paraná; no Centro Universitário Internacional - UNINTER e na FCC - Faculdade Cristã de Curitiba. Tem experiência na área de Teologia Sistemática, com ênfase em cristologia e pneumatologia e pentecostalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cristologia, pneumatologia, pentecostalismo, pluralismo religioso, diálogo inter-religioso e diálogo ecumênico. Tem realizado pesquisas na área do pentecostalismo diálogo inter-religioso; direitos humanos e religião. Orientou vários Trabalhos de Conclusão de Curso (concluídas e publicamente defendidas). É avaliador de cursos do INEP/MEC e possui experiência na docência e em produção de material para cursos em EAD.

Cícero Manoel Bezerra

Doutor em Teologia pela PUC Rio. Professor e coordenador da área de humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Luiz Alexandre Solano Rossi

Doutor em Ciências da Religião pela UMESP. Professor no programa de pós gruaduação em Teologia da PUCPR e no Centro Universitário Internacional UNINTER. 

Downloads

Publicado

2022-03-05

Como Citar

Lima, A., Manoel Bezerra, C. ., & Solano Rossi, L. A. (2022). AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A TEOLOGIA. Estudos Teológicos, 61(2), 368–386. https://doi.org/10.22351/et.v61i2.900

Edição

Seção

Dossiê "Ciências da Religião, Teologia e Educação à Distância"