O EVANGELHO DOS PRODUTOS CANÇÃO NOVA:

SALVAÇÃO, CONSUMO E MÍDIA ELETRÔNICA

Autores

  • Emerson José Sena da Silveira

Palavras-chave:

Produtos Canção Nova, Consumo, Espetáculo, Salvação

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre algumas práticas e crenças vinculadas à fronteira entre religião, consumo e novos meios de comunicação, o presente texto aborda os produtos Canção Nova. A partir de um breve monitoramento no portal eletrônico da comunidade Canção Nova, da descrição dos produtos oferecidos e de algumas entrevistas com vendedores canção-novistas, verifica-se que o catolicismo carismático da comunidade Canção Nova é ambivalente, pois baseia-se em um discurso condenatório-moral do consumo, da mídia e do espetáculo mundanos e no uso desses mesmos elementos e do mercado para reforçar o poder religioso de salvação e cuidado das almas. Constata-se uma oscilação entre as antigas formas de construção da identidade religiosa e as novas configurações da linguagem. O que se coloca é que, na contemporaneidade, o conjunto de práticas e crenças católicas vincula-se cada vez mais a um espaço intercruzado entre mídia, consumo e espetáculo.

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Publicado

2021-08-19

Como Citar

JOSÉ SENA DA SILVEIRA, E. . O EVANGELHO DOS PRODUTOS CANÇÃO NOVA:: SALVAÇÃO, CONSUMO E MÍDIA ELETRÔNICA. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 56, n. 2, p. 420–435, 2021. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/ET/article/view/732. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E INTERDISCIPLINARIDADE