CAPELANIA ESCOLAR

uma revisão integrativa sobre o perfil, as práticas e os desafios da pessoa que a exerce

Autores

  • Matheus Maia Faculdade Adventista do Paraná
  • Dayse Neri de Souza Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo-UNASP https://orcid.org/0000-0003-3294-8624

Palavras-chave:

Práxis Educativa

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão integrativa sobre o perfil, as ações e os desafios da pessoa que exerce a capelania escolar, considerando a escassez de publicações científicas na área. A metodologia adotada foi o Modelo PRISMA, com etapas de identificação, triagem e inclusão. As buscas foram realizadas nas bases de dados CAPES, ERIC, Google Acadêmico e SciELO, utilizando os descritores “school chaplaincy” AND “chaplain”. Seis publicações, originárias do Brasil, Quênia e Reino Unido, foram analisadas qualitativamente. Os resultados revelam que a pessoa capelã atua em um ministério relacional e multifacetado, com ações voltadas ao cuidado espiritual, emocional e social de estudantes, famílias e profissionais da educação. Observou-se a diversidade de modelos institucionais e contextos confessionais, além de desafios como a sobrecarga de funções, a indefinição de papéis e a necessidade de formação específica. Conclui-se que a atuação na capelania contribui para o fortalecimento da identidade institucional e para o desenvolvimento integral do corpo estudantil. Essa função requer reconhecimento, planejamento estratégico e suporte institucional, sobretudo em escolas confessionais, nas quais a capelania representa um elo entre espiritualidade e cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Matheus Maia, Faculdade Adventista do Paraná

É graduado em Teologia (2012), MBA em Liderança de Novas Gerações (2022) e é mestre no Programa de Mestrado Profissional de Educação (2025), todos pelo UNASP-EC. Desde 2022, é professor universitário no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia na Faculdade Adventista do Paraná (SALT-FAP) na área Aplicada, com ênfase em Educação. Possui experiência de docência no Ensino Religioso para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio (2013-2018 e 2022-2023), Capelão Escolar da Educação Básica (2013-2022), Coordenador dos Capelães da Região Sul da Rede Educacional Adventista (2019-2021) e Capelão Universitário (2023). 

Dayse Neri de Souza, Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo-UNASP

Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza tem Pós-doutoramento (2009) e Doutoramento em Ciências da Educação (2006) pela Universidade de Aveiro - Portugal, revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através do Parecer 105/2008. É licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia do Recife FAFIRE/Universidade Federal de Pernambuco UFPE (1989). É pesquisadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. Foi docente da disciplina de Metodologia de Investigação em Educação no Mestrado em Didática e no Programa Doutoral em Educação no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Atualmente é docente nos cursos de graduação e no Mestrado Profissional em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP Campus Engenheiro Coelho, SP. É autora do Software IARS (Isabel Alarcão Research Software) e formadora do curso sobre o uso do software webQDA. Orienta estudantes de mestrado e doutoramento. Foi membro investigador em vários projetos de investigação. Nos últimos 4 anos tem desenvolvido estudos na área de Educação e do envelhecimento e cuidadores informais de pessoas idosas. Coordenou o Projeto sobre cuidadores informais de idosos e o Projeto Inovação Didática no Processo de Orientação e Desenvolvimento de Projetos de Investigação, ambos com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) Portugal. Tem publicações nas suas áreas de especialidade e é conferencista sobre estes temas, especialmente sobre metodologias qualitativas.

Downloads

Publicado

2025-09-10

Como Citar

Maia, M., & Neri de Souza, D. (2025). CAPELANIA ESCOLAR: uma revisão integrativa sobre o perfil, as práticas e os desafios da pessoa que a exerce. Tear Online, 14(1), 77–90. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4127