HOMO INCOMPLETUM

o vazio como estado existencial e a espiritualidade integral

Autores/as

  • Leonardo Gonçalves EST
  • Larissa Bragança de Vasconcelos Pessoa
  • Emmanuel Brasil

Palabras clave:

Homo incompletum. Vazio existencial. Espiritualidade integral. Sentido da vida. Logoterapia.

Resumen

Este artigo propõe uma análise antropológico-filosófica da condição humana a partir do conceito de homo incompletum, argumentando que o vazio existencial não representa meramente uma deficiência ontológica, mas constitui o fundamento essencial para o desenvolvimento de uma espiritualidade integral e autêntica. Por meio de uma investigação interdisciplinar que articula filosofia existencial, psicologia humanista e teologia contemporânea, busca-se demonstrar como a contemporânea "ditadura da felicidade" compromete a possibilidade de uma experiência existencial significativa ao negar a dimensão constitutiva da incompletude humana. A partir da logoterapia de Viktor Frankl, da fenomenologia existencial e da teologia do Deus absconditus, propõe-se um modelo interpretativo que reconhece a aceitação da incompletude como condição sine qua non para uma vida espiritualmente profunda e existencialmente significativa, apontando caminhos para uma espiritualidade integradora que transcende os reducionismos contemporâneos.

Biografía del autor/a

Larissa Bragança de Vasconcelos Pessoa

É licenciada em Pedagogia pela UNB (Brasília DF) atualmente está realizando o mestrado em Teologia pelas Faculdades EST (São Leopoldo).

Emmanuel Brasil

É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência Política do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa de São Paulo.

Publicado

2025-09-10

Cómo citar

Gonçalves, L., Bragança de Vasconcelos Pessoa , L., & Brasil, E. (2025). HOMO INCOMPLETUM: o vazio como estado existencial e a espiritualidade integral. Tear Online, 14(1), 137–160. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/3677