PROVOCAÇÕES ACERCA DO ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores/as

  • Telma Maria Nascimento

Palabras clave:

Ensino Religioso, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ciências das Religiões

Resumen

O artigo pretende levantar provocações acerca da inclusão do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde 2017, como área do conhecimento do Ensino Fundamental. A pesquisa é documental e bibliográfica, debruçando-se sobre as versões precedentes da BNCC, como fonte primária, e, na esteira do debate, tem-se a literatura especializada nesse tema. Em três passos: analisa-se a trajetória da BNCC; descreve-se o percurso do Ensino Religioso nesse documento; apresenta-se uma reflexão sobre a presença desse Componente Curricular na BNCC. Conclui-se que a permanência do Ensino Religioso na BNCC poderá pavimentar caminhos para abordagens pedagógicas não confessionais e isentas de proselitismos e preconceitos.

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

Maria Nascimento, T. . (2023). PROVOCAÇÕES ACERCA DO ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Protestantismo Em Revista, 48(2), 120–130. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/PR/article/view/2828

Número

Sección

RELIGIÃO, ARTE E CULTURA

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.