PROVOCAÇÕES ACERCA DO ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Authors

  • Telma Maria Nascimento

Keywords:

Ensino Religioso, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ciências das Religiões

Abstract

O artigo pretende levantar provocações acerca da inclusão do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde 2017, como área do conhecimento do Ensino Fundamental. A pesquisa é documental e bibliográfica, debruçando-se sobre as versões precedentes da BNCC, como fonte primária, e, na esteira do debate, tem-se a literatura especializada nesse tema. Em três passos: analisa-se a trajetória da BNCC; descreve-se o percurso do Ensino Religioso nesse documento; apresenta-se uma reflexão sobre a presença desse Componente Curricular na BNCC. Conclui-se que a permanência do Ensino Religioso na BNCC poderá pavimentar caminhos para abordagens pedagógicas não confessionais e isentas de proselitismos e preconceitos.

Published

2023-12-06

How to Cite

Maria Nascimento, T. . (2023). PROVOCAÇÕES ACERCA DO ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Protestantismo Em Revista, 48(2), 120–130. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/PR/article/view/2828

Conference Proceedings Volume

Section

RELIGIÃO, ARTE E CULTURA

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.