A INTERSECCIONALIDADE NA INFÂNCIA E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Gênero, raça, sexualidade e a perspectiva do CIADI

Autores/as

  • Francisco Gabriel Pereira Nascimento Farias
  • Ineildes Calheiro
  • Larissa Oliveira e Gabarra

Palabras clave:

Matrizes africanas, gênero/raça, educação infantil, CIADI

Resumen

O presente estudo pauta-se no estágio pelo programa CIADI (UNILAB), que atua na educação de crianças das comunidades (em torno de Baturité/Ce), projeto que possui dez anos de existência. Focar-se-á nas perspectivas do eixo “Culturas e Matrizes africanas”, em conteúdos que retratam relações raciais e inter-raciais com base nas culturas africanas, tradições e ancestralidades. O objetivo é refletir na educação infantil enfatizando gênero e raça, bem como, discutir os relatos de preconceitos na infância, apresentados neste estudo, enfatizando os desafios dos/das educadoras/es. O problema é interseccionado em sexismo, homofobia e racismo partindo por crianças educandas. Por este fator, teoricamente dialoga-se com a interseccionalidade, estudos raciais e de gênero, e, como método, analisa-se Relatos e observações, enfocando os comportamentos e os relacionamentos das crianças, refletindo nos desafios dos/as educadores/as. Resulta-se que, há marcadores de gênero e raça nas relações de poder entre crianças, bem como, há preconceitos presentes na ínfima idade, sendo necessária a intervenção dos/as educadores/es. Diante disto, pergunta-se: como educar na infância baseando-se nas noções de gênero, raça e sexualidades, considerando o conservadorismo e o limite da formação?

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

Gabriel Pereira Nascimento Farias, F. ., Calheiro, I. ., & Oliveira e Gabarra, L. (2024). A INTERSECCIONALIDADE NA INFÂNCIA E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO: Gênero, raça, sexualidade e a perspectiva do CIADI. Identidade!, 29(Especial), 23. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/3071