EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO AMAPÁ

ANÁLISES E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra
  • Eugénia da Luz Silva Foster Universidade Federal do Amapá
  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade Estadual do Amapá

Palabras clave:

Racismo, Educação Étnico-racial, Lei n. 10.639/03, Amapá

Resumen

O presente artigo é fruto das reflexões feitas na disciplina de Estudos de Problemas Educacionais na Amazônia do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia-PGEDA-Associação Plena em Rede-EDUCANORTE e do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-raciais/UNIFAP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, reflexiva e exploratória, objetivando analisar como a educação para as relações étnico-raciais é vivenciada no Estado do Amapá, extremo Norte do Brasil. As ponderações aqui feitas perpassam pela realidade do racismo no contexto da educação brasileira, a relevância histórica da Lei n. 10.639/03 e as ações de resistência dos Movimentos Negros no País. Por meio de uma análise crítica sobre como a educação para as relações étnico-raciais é vivenciada no Estado o Amapá, verificou-se que, ao se tratar da implementação da legislação antirracista no Amapá, em especial a Lei n. 10.639/03, ainda há muito a ser feito, já que mesmo passados vinte anos da publicação da referida Lei, constitui-se um desafio coletivo a superação do racismo, presente muitas vezes em práticas educativas.

Publicado

2023-08-15

Cómo citar

de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra, M. ., da Luz Silva Foster, E. ., & Serrão Custódio, E. . (2023). EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO AMAPÁ: ANÁLISES E PERSPECTIVAS. Identidade!, 28(1), 293–309. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/2642

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