EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DO CAMPO
Palabras clave:
Educação do Campo, Ensino Fundamental, Pedagogia da AlternânciaResumen
O tema deste estudo é a inclusão da Educação Financeira no currículo da escola do campo, sugerindo ações metodológicas para o alcance desta finalidade. Realizou-se estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, em que se utilizou a técnica de pesquisa intervenção pedagógica, possibilitando a participação de professores e estudantes no processo de produção de dados e proposição de soluções. Os resultados apontam para a importância de trabalhar a Educação Financeira no currículo das escolas, possibilitando aos estudantes usufruírem de conhecimentos e saberes que os auxiliem a se projetar como pessoas com capacidade de planejar e gerir a sua renda, opinar sobre consumo consciente, gestão financeira pessoal, familiar e social, entre outras possibilidades. No âmbito da escola pesquisada, houve consenso de que o tema deve ser abordado de forma transversal, contextualizada, assegurando a articulação dos conhecimentos escolares com os saberes da cultura camponesa, explorando alguns instrumentos da Pedagogia da Alternância, a saber, o Plano de Estudo, o Serão e o Projeto Profissional.
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