EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA

POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores/as

  • Domingos de Sousa Neres Rede Municipal de Educação de Miguel Alves, Piauí
  • Raimunda Alves Melo UFPI
  • Antonio Cardoso do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antonia Dalva França-Carvalho Universidade Federal do Piauí

Palabras clave:

Educação do Campo, Ensino Fundamental, Pedagogia da Alternância

Resumen

O tema deste estudo é a inclusão da Educação Financeira no currículo da escola do campo, sugerindo ações metodológicas para o alcance desta finalidade. Realizou-se estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, em que se utilizou a técnica de pesquisa intervenção pedagógica, possibilitando a participação de professores e estudantes no processo de produção de dados e proposição de soluções. Os resultados apontam para a importância de trabalhar a Educação Financeira no currículo das escolas, possibilitando aos estudantes usufruírem de conhecimentos e saberes que os auxiliem a se projetar como pessoas com capacidade de planejar e gerir a sua renda, opinar sobre consumo consciente, gestão financeira pessoal, familiar e social, entre outras possibilidades. No âmbito da escola pesquisada, houve consenso de que o tema deve ser abordado de forma transversal, contextualizada, assegurando a articulação dos conhecimentos escolares com os saberes da cultura camponesa, explorando alguns instrumentos da Pedagogia da Alternância, a saber, o Plano de Estudo, o Serão e o Projeto Profissional.

Publicado

2023-08-15

Cómo citar

de Sousa Neres, D. ., Alves Melo, R. ., Cardoso do Amaral, A. ., & França-Carvalho, A. D. (2023). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DO CAMPO. Identidade!, 28(1), 198–220. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/2635

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