População negra e o acesso à terra no Rio Grande do Sul durante o período escravista

Autores/as

  • Luciano Costa Gomes

Palabras clave:

Acesso à terra, Escravidão e liberdade, História rural

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo elaborar um quadro analítico sobre as formas de acesso à terra disponíveis à população negra durante o período escravista no Rio Grande do Sul. A metodologia empregada é a da discussão bibliográfica, comparando-se descobertas relativas ao nordeste e sudeste do Brasil com as relativas ao Rio Grande do Sul. Distinguem-se os meios formais e informais de acesso à terra e salienta-se a importância das relações sociais no processo de constituição de famílias e comunidades negras produtoras e autônomas. Deseja-se, enfim, elaborar uma reflexão que contribua para o estudo da escravidão e dos sistemas agrários no Brasil.

Biografía del autor/a

Luciano Costa Gomes

Mestre e doutorando em História pelo PPG em História da UFRGS; Professor do Ensino Fundamental do município de Porto Alegre, RS.

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

Gomes, L. C. (2022). População negra e o acesso à terra no Rio Grande do Sul durante o período escravista. Identidade!, 21(2), 182–198. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1418

Número

Sección

DOSSIÊ

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.