O NOVO ENSINO RELIGIOSO:

TROPEÇO OU OPORTUNIDADE?

Autores/as

  • Pedro Alonso Puentes Reyes

Palabras clave:

Ensino religioso; Pluralismo religioso; Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso

Resumen

O artigo apresenta uma reflexão sobre os pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. Ressalta que esses parâmetros não buscam, primeiramente, compreender as causas do pluralismo religioso, mas perguntam pelo quê fazer frente ao mesmo. O autor entende que a pluralidade deve ser entendida como fonte de riqueza para a formação da pessoa. O Ensino Religioso deve oportunizar o encontro e o diálogo de pessoas iguais em valor e dignidade ante o Transcendente, mas com experiências e tradições religiosas distintas. A professora será uma facilitadora desse encontro e diálogo e o Ensino Religioso não será espaço de catequese nem de proselitismo.

Publicado

2022-11-09

Cómo citar

Puentes Reyes, P. A. . (2022). O NOVO ENSINO RELIGIOSO: : TROPEÇO OU OPORTUNIDADE?. Estudos Teológicos, 40(1), 81–92. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/1493

Número

Sección

DOSSIÊ

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.