O ASPECTO SECULAR-RELIGIOSO DOS PEANUTS:

UMA ANÁLISE TEOLINGUÍSTICA DA PRÉDICA DE CHARLES SCHULZ ATRAVÉS DA NARRATIVA FIGURADA

Authors

  • David Pessoa de Lira

Keywords:

Charles Monroe Schulz, Charlie Brown, Peanuts, Teolinguística, linguagem religiosa e secular

Abstract

Charles Schulz era de origem luterana e afirmava que, em suas tiras, ele desenhava para dois tipos de editores: os seculares e os eclesiásticos. Ele salienta que trabalhava para editoras seculares através das associações de jornais e que, naturalmente, ele deveria ter uma certa cautela para expressar coisas. Fato é que Schulz também trabalhou para uma publicação católica romana, a Timeless Topix. Ele chegou a afirmar que várias pessoas em trabalho religioso haviam escrito para lhe agradecer pela pregação da sua maneira através das histórias em quadrinhos. Boa parte da vida de Schulz foi dedicada à tira dos Peanuts. Ele tinha o trabalho em igrejas para encorajar pessoas diante de certas dificuldades, mas o aspecto secular dos Peanuts, principalmente de Charlie Brown, trouxe contribuições no que diz respeito aos aspectos religiosos das pessoas quando a tira passou a ser amplamente divulgada entre 1958 e 1971. A influência foi tamanha que o reverendo presbiteriano Robert L. Short publicou The Gospel According to Peanuts (1962) e The Parables of Peanuts (1968). Os Peanuts, para Schultz, era uma “confissão de fé”. Este texto prima mostrar que, a despeito de sua finalidade de um cotidiano secular, Schultz deixa inferir, nos personagens de A Boy Named Charlie Brown, palavras de empoderamento e encorajamento, e isso transpassa as fronteiras da secularidade e da religiosidade. O presente artigo objetiva mostrar, por meio de uma análise teolinguística, como os Peanuts conservaram aspectos seculares e religiosos em sua linguagem.

Published

2021-11-05

How to Cite

PESSOA DE LIRA, D. O ASPECTO SECULAR-RELIGIOSO DOS PEANUTS: : UMA ANÁLISE TEOLINGUÍSTICA DA PRÉDICA DE CHARLES SCHULZ ATRAVÉS DA NARRATIVA FIGURADA. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 56, n. 1, p. 40–54, 2021. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/708. Acesso em: 22 nov. 2024.