O ESTUDO DA DIACONIA COMO DISCIPLINA ACADÊMICA

Autor/innen

  • Kjell Nordstokke

Schlagworte:

Diaconia, Ecumenismo, Disciplina acadêmica, Diaconia acadêmica

Abstract

Este artigo discute a compreensão do termo diaconia numa perspectiva histórica,sobretudo desde sua introdução na Alemanha no século XIX, quando foi usado paradesignar obras caritativas fundadas por pessoas ligadas à igreja protestante. Essas fundaram instituições diaconais, que também formaram ordens de diaconisas e diáconos. Apresenta interpretações teológicas da prática diaconal ao longo dos últimos 150 anos, refl etindo diversos contextos históricos e sociopolíticos, fi nalizando com uma introdução ao conceito diaconia ecumênica, assim como esse tem surgido no movimento ecumênico nas últimas décadas.

Veröffentlicht

2021-11-05

Zitationsvorschlag

Nordstokke, K. . (2021). O ESTUDO DA DIACONIA COMO DISCIPLINA ACADÊMICA. Estudos Teológicos, 55(2), 204–220. Abgerufen von https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/784