Seres vivos

a confecção de um “bichonário” e de um “plantonário”

Autores

  • Beatriz Alice Kullmann de Souza
  • Eliana Cristina Caporale Barcellos

Resumo

O presente artigo propõe uma maneira lúdica e interdisciplinar de trabalhar alguns conteúdos de ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental: os seres vivos. Abordar a fauna e a flora brasileira em forma de um "Bichonário" e um "Plantonário" permite ao educando exercer sua criatividade e despertar sua curiosidade. A proposta viabiliza a busca individual e autônoma do conhecimento, desperta no educando o interesse pela pesquisa e o torna protagonista de sua própria aprendizagem. Conhecer as plantas e os animais nativos da região em que os/as educandos/as vivem fomenta uma consciência ecológica e planetária que viabiliza a formação cidadã sustentável.  Nessa construção podem ser trabalhados conteúdos das diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, Ciências, Português, Geografia, História, Matemática, Artes e Ensino Religioso. O projeto descrito foi aplicado em uma turma problemática de sétimo ano do ensino fundamental e obteve resultados surpreendentes ao final do processo.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

Kullmann de Souza, B. A., & Caporale Barcellos, E. C. (2025). Seres vivos: a confecção de um “bichonário” e de um “plantonário”. Protestantismo Em Revista, 37(1), 140–144. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3961