Educação Teológica Virtual

Mapeamento, diagnósticos e perspectivas

Autores

  • Iuri Andréas Reblin

Palavras-chave:

Bacharelado em Teologia, Educação a Distância, Diagnóstico

Resumo

Este estudo realiza um diagnóstico das ofertas de curso de Bacharelado em Teologia na modalidade de educação à distância, visando delinear um perfil dos cursos credenciados e suas propostas didático-pedagógicas e curriculares, bem como buscar identificar, num sentido panorâmico, os desafios, as principais dificuldades das instituições e a identidade do próprio curso oferecido. Assim, num primeiro momento, o estudo sistematiza os dados adquiridos por meio da consulta ao sistema e-MEC e às informações divulgadas pelas coordenações de cursos. No segundo momento, o estudo realiza uma avaliação das informações dispostas, por meio do diálogo com teóricos e agentes da área, indicando perspectivas, ponderações, para o ensino de teologia na modalidade virtual. Ao final, este estudo indica que a Teologia e a Educação a Distância se confundem historicamente e que a relação entre ambas ostenta características ainda experimentais. Diante dos inúmeros desafios que emergem, relacionados à estrutura do curso, à produção de material didático, à qualificação docente e ao perfil do discente, reside uma problemática mais ampla: as características da própria teologia que se almeja consolidada no cenário científico brasileiro.

Downloads

Publicado

27-05-2025

Como Citar

Reblin, I. A. (2025). Educação Teológica Virtual: Mapeamento, diagnósticos e perspectivas. Protestantismo Em Revista, 34(1), 69–91. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3914

Edição

Seção

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO