Teologia da Libertação

um olhar para o método da pergunta

Autores

  • Thyeles Borcarte Strelhow

Palavras-chave:

Teologia da Libertação, Pergunta, Dignidade Humana, Educação, Direitos Humanos

Resumo

A Teologia da Libertação se popularizou a partir da constituição de um método, a saber, ver-julgar-agir, no qual, constrói-se a práxis teológica a partir do contexto latino-americano. Baseadas nesta perspectiva metodológica foram surgindo outras abordagens de leitura do mundo que, como ações libertadoras, se espalharam pela educação e na luta para a garantia de direitos humanos. Neste artigo intentar-se-á refletir sobre a perspectiva do método da pergunta e as contribuições possíveis para os desafios sociais da atualidade. Conclui-se que, mais do que encontrar respostas imediatas que funcionem de forma generalizada e automática às demandas sociais de hoje, é preciso fazer as perguntas pertinentes ao contexto. É preciso proporcionar que as vítimas dos processos de exclusão tomem em suas mãos a história e assim, se reconheçam e sejam reconhecidas como protagonistas.

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Publicado

27-05-2025

Como Citar

Borcarte Strelhow, T. (2025). Teologia da Libertação: um olhar para o método da pergunta. Protestantismo Em Revista, 33(1), 100–114. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3905

Edição

Seção

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO