O Processo de aprendizagem em um espaço não-formal a partir de um Projeto de Educação Ambiental na Vila São Geraldo, ONG CCEI TALITHA KUM

Autores

  • Daiana Schwengber
  • Jairo Luís Cândido

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Projeto, Espaço não-formal

Resumo

O processo de aprendizagem promove a reestruturação do pensamento, construção de novas habilidades e saberes levando em consideração as vivências e crenças culturais prévias, agregando ideias inovadoras. A Educação Ambiental trata das questões globais críticas, suas causas e inter-relações em uma perspectiva sistêmica no contexto social e histórico, capacitando o indivíduo a trabalhar conflitos, integrar conhecimentos, valores, modificar atitudes e ações, buscando a transformação de hábitos e condutas ambientais inadequadas. Refletindo essas perspectivas e transferindo para um local onde a educação ambiental poderá promover uma nova ação quanto às relações homem/natureza, o projeto busca contribuir para a construção do conhecimento e a formação do sujeito ecológico em um espaço não-formal na ONG Talitha Kum, localizada na Vila São Geraldo - São Leopoldo, que atende crianças, adolescentes e seus núcleos familiares, moradores da região ribeirinha, vítimas da vulnerabilidade social. O Projeto de Educação Ambiental realizou atividades teóricas e práticas envolvendo a comunidade, escolas do bairro e ONG Talitha Kum. Através questionários, visitas domiciliares, palestras nas escolas, plantio de mudas, limpeza na praça e capacitações, a análise dos efeitos do Projeto de EA constatou uma melhora na qualidade de vida, em termos sociais e ambientais, bem como valores de cidadania, a construção do conhecimento e formação do sujeito ecológico.

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Publicado

07-05-2025

Como Citar

Schwengber, D., & Cândido, J. L. (2025). O Processo de aprendizagem em um espaço não-formal a partir de um Projeto de Educação Ambiental na Vila São Geraldo, ONG CCEI TALITHA KUM. Protestantismo Em Revista, 24(1), 79–91. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/PR/article/view/3763

Edição

Seção

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO