DIFERENTES MÉTODOS DE CUBAGEM DE MADEIRA

SABERES MATEMÁTICOS MOBILIZADOS COM ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Modelagem Matemática, Cubagem de madeira

Resumo

Este artigo tem o interesse em relatar sobre a mobilização de diferentes métodos de cubagem de madeira com estudantes de uma turma de Licenciatura em Educação do Campo. Desse modo, discorremos sobre uma experiência de Etnomatemática na formação de professores do campo com o tema “Saberes Mobilizados na Cubagem de Madeira”, na qual apresentamos modelos matemáticos utilizados para cubagem de toras utilizando os métodos de Huber, Smalian e Newton, o método xilômetro e um método que investigamos em uma serraria da região sudeste paraense, no município de Goianésia do Pará. Com a experiência vivenciada destacamos a importância de ensinar conhecimentos matemáticos relacionados aos contextos e práticas locais, propiciando aos estudantes o envolvimento das atividades propostas e na aprendizagem de novos conhecimentos.

Biografia do Autor

Sávio Bicho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Realizei estágio de Pós-Doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), com financiamento da Capes, por meio do Procad-Amazônia. Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT/UFPA/UEA), mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (Área de concentração: Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em EAD e Novas Tecnologias pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atuando na Licenciatura em Educação do Campo (LPEC) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Editor da ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação. Membro do GT05 - História da Matemática e Cultura da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Red Internacional de Etnomatemática. É vice-lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Socioculturais da Amazônia (GPEMAZON/UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Interculturalidade (GEPECI/UNIFESSPA). Participa do Grupo de Pesquisa Educação em Fronteiras (EmF/UFF) e do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE/UNIFAP). Atualmente, tem interesse por temas de pesquisas que envolvem discussões em Etnomatemática e a construção de outras epistemologias em contextos indígenas e do campo, com viés intercultural e decolonial.

Downloads

Publicado

08/08/2025

Como Citar

Ribeiro dos Santos, J., & Bicho de Oliveira, J. S. (2025). DIFERENTES MÉTODOS DE CUBAGEM DE MADEIRA: SABERES MATEMÁTICOS MOBILIZADOS COM ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. Identidade!, 30(1), 152–170. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3504