ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA EM AGROECOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INDÍGENAS
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com alunos do curso Técnico da Educação de Jovens e Adultos/Indígena em Agroecologia, para a Etnia Satere Mawe, do Instituto Federal do Amazonas com objetivo de analisar os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, na relação entre conhecimentos ancestrais e acadêmicos, seguindo as diretrizes da Pesquisa Qualitativa e no desenho da Pesquisa Participante. Esta observação aponta possibilidades metodológicas para o ensino da Matemática em espaços diferenciados, como de uma comunidade indígena. Tais práticas de ensino, da Educação Escolar Indígena na Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio, podem vir dissociadas de conhecimentos culturais já mobilizados nesses espaços, elucidando como a colonialidade do saber, do ser e do poder estão presentes na integração dessas modalidades. Contudo, na análise do objeto de estudo dessa pesquisa, por vias das dimensões da Etnomatemática, é possível estabelecer ações que rompam tais processos coloniais em ações transcendentes e não excludentes.
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