ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA EM AGROECOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INDÍGENAS

Autores/as

Resumen

Esta pesquisa foi realizada com alunos do curso Técnico da Educação de Jovens e Adultos/Indígena em Agroecologia, para a Etnia Satere Mawe, do Instituto Federal do Amazonas com objetivo de analisar os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, na relação entre conhecimentos ancestrais e acadêmicos, seguindo as diretrizes da Pesquisa Qualitativa e no desenho da Pesquisa Participante. Esta observação aponta possibilidades metodológicas para o ensino da Matemática em espaços diferenciados, como de uma comunidade indígena. Tais práticas de ensino, da Educação Escolar Indígena na Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio, podem vir dissociadas de conhecimentos culturais já mobilizados nesses espaços, elucidando como a colonialidade do saber, do ser e do poder estão presentes na integração dessas modalidades. Contudo, na análise do objeto de estudo dessa pesquisa, por vias das dimensões da Etnomatemática, é possível estabelecer ações que rompam tais processos coloniais em ações transcendentes e não excludentes.

Biografía del autor/a

Darlane Cristina Maciel Saraiva, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemática/UFMT. Professora do Instituto Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEA/UFRRJ. Líder do Laboratóio Internacional em Etnomatemática e Ecologia - LIEE/CNPq. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura - GEPEC/CNPq. Coordenador do GT05 da SBM. Membro do Comité Latinoamericano de Matemática Educativa - Clame.

Publicado

2025-08-08

Cómo citar

Maciel Saraiva, D. C., & Linhares de Mattos, J. R. (2025). ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA EM AGROECOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INDÍGENAS. Identidade!, 30(1), 52–69. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3478

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