INTERDISCIPLINARIDADE E O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR DE MATEMÁTICA

RELAÇÕES POSSÍVEIS E INDISPENSÁVEIS

Autores

  • Claudete Beise Ulrich Faculdade Unida de Vitória
  • José dos Santos Silva Rede Municipal de Ensino de Muniz Freire (ES)
  • Edeson dos Anjos Silva Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ludicidade, Componente Curricular de Matemática

Resumo

Este estudo aborda as relações interdisciplinares e a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem do componente curricular de Matemática. O trabalho busca investigar como as atividades lúdicas e a interdisciplinaridade podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da Matemática de forma que os/as alunos/as construam os conceitos matemáticos e se desenvolvam a partir das relações com o meio e com as pessoas que os/as circundam. A pesquisa é de natureza qualitativa e para a produção de dados utilizamos a revisão bibliográfica e análise documental. Quanto à justificativa para a realização do presente estudo, ressaltamos a confiança que nós, enquanto professores/as pesquisadores/as, depositamos na educação, como instrumento de desenvolvimento humano e transformação social e o que nos motiva a tentar crescer como profissionais, buscando ampliar nossos conhecimentos, assim como nosso fazer pedagógico.

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Publicado

08/19/2023

Como Citar

Beise Ulrich, C., dos Santos Silva, J. ., dos Anjos Silva, E. ., & Drago, R. . (2023). INTERDISCIPLINARIDADE E O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR DE MATEMÁTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS E INDISPENSÁVEIS. Identidade!, 28(1), 170–197. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/2634