A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO(S) GOVERNO(S) DILMA – TEMER

Autores

  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba
  • Cleidislene Conceição Silva

Palavras-chave:

Educação das relações étnico-raciais, Dilma Rousseff, Michel Temer, Golpe parlamentar

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfico-documental desenvolvida em abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar possíveis avanços e retrocessos na implementação de políticas públicas voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no período de 2015 a 2018. Ainda que o maior número de programas de inclusão da população negra envolvendo o enfrentamento das desigualdades educacionais tenha se dado no governo de Luís Inácio Lula da Silva, a pesquisa documental permitiu verificar que sua sucessora, Dilma Rousseff, deu continuidade, em certa medida, a este legado. Constatou-se, também, que após a interrupção do segundo mandato de Dilma, ocorrida em 2016, a Educação das Relações Étnico-Raciais entrou em processo de desmonte, mesmo que não tendo sido contestada oficialmente como política pública. Isto porque, com uma equipe majoritariamente composta por homens brancos, sem a representatividade negra e feminina antes vista, o governo de Michel Temer não apenas não apresentou qualquer propositura relacionada ao adensamento da ERER, como ainda eliminou pastas estratégicas e reduziu investimentos fundamentais à manutenção da proposta.

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Publicado

04/20/2023

Como Citar

Telles Márques, F., & Conceição Silva, C. (2023). A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO(S) GOVERNO(S) DILMA – TEMER. Identidade!, 27(2), 356–380. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/2267