PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA EM PERSPECTIVA

PERCEPÇÕES DE DOCENTES PAITER SURUÍ

Autores/as

Palabras clave:

Etnomatemática, Docentes Indígenas, Autoetnografia, Identidade Cultural

Resumen

Este artigo analisa as percepções de docentes indígenas Paiter Suruí sobre as pesquisas em etnomatemática. Trata-se de um estudo quantitativo com abordagem autoetnográfica. A pesquisa contou com a participação de três professores indígenas da etnia Paiter Suruí, residentes na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal (RO), além da primeira autora deste trabalho, que pertence à mesma etnia e reside em contexto urbano no mesmo município. O estudo baseou-se em autores e autoras da área da etnomatemática e da educação escolar indígena. Os resultados indicam que a maioria dos participantes e participantes possui experiência relevante em pesquisas nessa área, e todos reconhecem sua importância para a prática pedagógica dos docentes indígenas, além de contribuir para a revitalização da cultura e das identidades indígenas.

Biografía del autor/a

Marli Henrique de Lima Pio Surui, Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Educação Matemática. Professora substituta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Cacoal, vinculada ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção. Membra do Prisma - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Matemática e Diversidade. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3070-4968. E-mail: [email protected].

Publicado

2025-08-08

Cómo citar

Surui, M. H. de L. P., & Martini, C. M. (2025). PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA EM PERSPECTIVA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES PAITER SURUÍ. Identidade!, 30(1), 223–242. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3490