PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA EM PERSPECTIVA
PERCEPÇÕES DE DOCENTES PAITER SURUÍ
Palabras clave:
Etnomatemática, Docentes Indígenas, Autoetnografia, Identidade CulturalResumen
Este artigo analisa as percepções de docentes indígenas Paiter Suruí sobre as pesquisas em etnomatemática. Trata-se de um estudo quantitativo com abordagem autoetnográfica. A pesquisa contou com a participação de três professores indígenas da etnia Paiter Suruí, residentes na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal (RO), além da primeira autora deste trabalho, que pertence à mesma etnia e reside em contexto urbano no mesmo município. O estudo baseou-se em autores e autoras da área da etnomatemática e da educação escolar indígena. Os resultados indicam que a maioria dos participantes e participantes possui experiência relevante em pesquisas nessa área, e todos reconhecem sua importância para a prática pedagógica dos docentes indígenas, além de contribuir para a revitalização da cultura e das identidades indígenas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Identidade!

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.