ETHNOMATHEMATICS RESEARCH IN PERSPECTIVE
PERCEPTIONS OF PAITER SURUÍ EDUCATORS
Keywords:
Ethnomathematics, Indigenous Teachers, Autoethnography, Cultural IdentityAbstract
Este artigo analisa as percepções de docentes indígenas Paiter Suruí sobre as pesquisas em etnomatemática. Trata-se de um estudo quantitativo com abordagem autoetnográfica. A pesquisa contou com a participação de três professores indígenas da etnia Paiter Suruí, residentes na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal (RO), além da primeira autora deste trabalho, que pertence à mesma etnia e reside em contexto urbano no mesmo município. O estudo baseou-se em autores e autoras da área da etnomatemática e da educação escolar indígena. Os resultados indicam que a maioria dos participantes e participantes possui experiência relevante em pesquisas nessa área, e todos reconhecem sua importância para a prática pedagógica dos docentes indígenas, além de contribuir para a revitalização da cultura e das identidades indígenas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Identidade!

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.