ETHNOMATHEMATICS RESEARCH IN PERSPECTIVE

PERCEPTIONS OF PAITER SURUÍ EDUCATORS

Authors

Keywords:

Ethnomathematics, Indigenous Teachers, Autoethnography, Cultural Identity

Abstract

Este artigo analisa as percepções de docentes indígenas Paiter Suruí sobre as pesquisas em etnomatemática. Trata-se de um estudo quantitativo com abordagem autoetnográfica. A pesquisa contou com a participação de três professores indígenas da etnia Paiter Suruí, residentes na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal (RO), além da primeira autora deste trabalho, que pertence à mesma etnia e reside em contexto urbano no mesmo município. O estudo baseou-se em autores e autoras da área da etnomatemática e da educação escolar indígena. Os resultados indicam que a maioria dos participantes e participantes possui experiência relevante em pesquisas nessa área, e todos reconhecem sua importância para a prática pedagógica dos docentes indígenas, além de contribuir para a revitalização da cultura e das identidades indígenas.

Author Biography

Marli Henrique de Lima Pio Surui, Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Educação Matemática. Professora substituta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Cacoal, vinculada ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção. Membra do Prisma - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Matemática e Diversidade. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3070-4968. E-mail: [email protected].

Published

2025-08-08

How to Cite

Surui, M. H. de L. P., & Martini, C. M. (2025). ETHNOMATHEMATICS RESEARCH IN PERSPECTIVE: PERCEPTIONS OF PAITER SURUÍ EDUCATORS. Identidade!, 30(1), 223–242. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3490