A EDUCAÇÃO DA LEITURA RELIGIOSA A PARTIR DAS MATRIZES AFRO-INDIGENA NO ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DA BNCC NORTE E NORDESTE

Autores

Palavras-chave:

Religião e Educação, BNCC e racismo religioso, Ensino religioso, Intolerância religiosa

Resumo

Percebemos aumento da intolerância e do racismo religioso na sociedade brasileira. Com o intuito da promoção do respeito e a diversidade religiosa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos estados do Norte e Nordeste referente ao ensino religioso incluem a necessidade de desenvolver ações para tal finalidade. O objetivo deste artigo é analisar a leitura religiosa desses documentos a partir das matrizes afro-indígenas. Identificamos propostas que exigem que o professor desenvolva uma transposição didática adequada para que as formas de preconceito e discriminação possam acabar no contexto escolar brasileiro.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Reis, Unifap

Docente da Universidade Federal do Amapá. Docente do Mestrado Acadêmico em História Social (UNIFAP) Docente do Mestrado Profissional em Ensino de História. Líder do Centro de Estudos de Religião, Política e Sociedade (CEPRES –UNIFAP)

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Publicado

08/08/2025

Como Citar

Junqueira, S., & Reis, M. V. (2025). A EDUCAÇÃO DA LEITURA RELIGIOSA A PARTIR DAS MATRIZES AFRO-INDIGENA NO ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DA BNCC NORTE E NORDESTE. Identidade!, 30(1), 301–328. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3034

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE