A EDUCAÇÃO DOS ANTIGOS ESCRAVIZADOS

UMA CHAVE DE LEITURA PARA A REALIDADE ATUAL

Autores/as

  • Clóvis Trezzi
  • Liliana Daniel Pereira

Palabras clave:

Escravidão, Educação, Abolição, Racismo, População Negra

Resumen

Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo analisar a atenção dada à população negra, no sentido de educação e inclusão nas escolas, após a abolição. Além disso, será analisado o silêncio por parte das autoridades públicas e também o envolvimento de instituições privadas. Para desenvolver esta pesquisa qualitativa foram analisados diversos documentos, principalmente do século XIX, como a Constituição Federal de 1891 e o Decreto nº 001, o primeiro da República, assim como as resoluções de alguns estados brasileiros. Em contrapartida, a visão de alguns historiadores como Barroso, Maringoni e Menezes. Através desta pesquisa conclui-se que os negros foram negligenciados mesmo após a abolição, pois não tiveram acesso aos mesmos direitos dos demais cidadãos, sendo silenciados perante as leis da época, tendo de estudar em turmas não regulares para ter acesso à educação e buscar um futuro melhor, dando seguimento ao preconceito e discriminação racial que se perpetua até os dias de hoje.

Publicado

2023-04-20

Cómo citar

Trezzi, C., & Daniel Pereira, L. (2023). A EDUCAÇÃO DOS ANTIGOS ESCRAVIZADOS: UMA CHAVE DE LEITURA PARA A REALIDADE ATUAL. Identidade!, 27(2), 339–355. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/2266