ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE NEGROS E NEGRAS EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Natiele Gonçalves Mesquita
  • Carmem G. Burgert Schiavon

Palabras clave:

Livro didático, Lei 10.639/03, Ensino de história

Resumen

Este trabalho visa a análise das represen tações de negros e negras nos livros didáticos de história do 9º ano (antiga 8ª série) no  período compreendido a partir da conclusão do processo abolicionista (1888). Desta forma, se busca o estudo relacionado aos  textos e imagens dos livros “Projeto Araribá História”, produzido pela Editora Moderna e “História, Sociedade & Cidadania”, editado pela FTD, respectivamente, os livros mais comprados pelo governo federal por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para serem distribuídos nas escolas pú blicas brasileiras. A partir dessas considerações, se pretende inferir sobre a contemplação, ou não, da Lei 10.639/03 nestes livros didáticos, os quais tinham maior alcance no cotidiano dos educandos do país.

Biografía del autor/a

Natiele Gonçalves Mesquita

Licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestranda do Programa de Pós- Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Carmem G. Burgert Schiavon

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI FURG),
Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2022-09-08

Cómo citar

Mesquita, N. G. ., & Schiavon, C. G. B. . (2022). ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE NEGROS E NEGRAS EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. Identidade!, 18(3), 334–344. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1825