COMPLEXIDADE E MUNDO COMUM APROXIMAÇÕES DO PENSAMENTO DE MORIN E ARENDT NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Autores

  • Cassiana Everling
  • Fábio César Junges
  • Leandro José Kotz

Palavras-chave:

Complexidade, Especialização, Mundo Comum, Educação

Resumo

O presente artigo problematiza, inicialmente, o pensar simplificador, tendo a hiperespecialização como um dos seus elementos constitutivos. Em contrapartida, enquanto alternativa sempre aberta e em constante elaboração, é apresentado o paradigma da complexidade, tendo como principais referências o pensamento de Edgar Morin em diálogo com Hannah Arendt, apontando para a possibilidade e a necessidade de um fazer educacional voltado ao pensar o mundo comum em sua complexidade. Em um mundo cada vez mais regido pela técnica e pela tecnologia, com uma educação voltada à aquisição de competências, tendo a hiperespecialização como forma de produção de conhecimentos e de transmissão dos mesmos, pensar o mundo comum milenarmente constituído, é o desafio aqui assumido.

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Publicado

2021-06-22

Como Citar

Everling, C. ., Junges, F. C. ., & Kotz, L. J. . (2021). COMPLEXIDADE E MUNDO COMUM APROXIMAÇÕES DO PENSAMENTO DE MORIN E ARENDT NO ÂMBITO EDUCACIONAL. Protestantismo Em Revista, 45(1), 73–82. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/PR/article/view/503

Edição

Seção

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO