ANÁLISE DE RECORTES DE DEPOIMENTOS DE ALUNOS COTISTAS NEGROS, À LUZ DA TEORIA DIALÓGICA DO DISCURSO

Autores/as

  • Josélia Cruz da Silva
  • Cleríston de Oliveira
  • José Cezinaldo Rocha Bessa

Palabras clave:

Análise Dialógica do Discurso, sentidos, sujeitos, discursos

Resumen

Este estudo apresenta uma análise de trechos de depoimentos de uma reportagem publicada no site G1 em 04 de fevereiro de 2023, fundamentada em alguns aspectos da Análise Dialógica do Discurso, também conhecida como ADD, formulada a partir dos pressupostos teóricos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin e Brait (2012) Além desses autores, buscamos mais reflexões teóricas nos estudos propostos por Bessa (2016). Dessa forma, os aspectos da ADD adotados como categorias de análise foram: a identificação dos discursos que constituem o texto analisado, os papéis das linguagens e dos sujeitos na construção dos sentidos e os discursos mobilizados para a constituição dos sujeitos presentes no texto. Com relação ao método de procedimento adotado, podemos afirmar que foi o comparativo, tendo em vista a própria constituição do corpus. No tocante à obtenção das informações, o presente trabalho constitui uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como abordagem utilizada à qualitativa. Inicialmente, foi selecionado um corpus que representasse uma possibilidade analítica, condizente com o limite estrutural do gênero artigo científico. Para este propósito, selecionamos 10 (dez) trechos de depoimentos que constituem a estrutura da reportagem selecionada. Tais falas são de alunos cotistas negros, concluintes da primeira turma de Direito da Universidade de São Paulo, tema central do texto selecionado. Diante dos trechos de depoimentos analisados, percebemos que o gênero em questão possibilita observar como as relações dialógicas situam e motivam as produções dos sentidos, representados nos entrelaçamentos de vozes que se constroem. Portanto, podemos comprovar que a reportagem selecionada constituiu um lugar de circulação de discursos variados e, assim, percebe-se que os sujeitos não são, automaticamente, a fonte do(s) sentido(s), mas este é construído, de forma incessante, com o já-dito.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

Cruz da Silva, J. ., de Oliveira, C. ., & Cezinaldo Rocha Bessa, J. . (2024). ANÁLISE DE RECORTES DE DEPOIMENTOS DE ALUNOS COTISTAS NEGROS, À LUZ DA TEORIA DIALÓGICA DO DISCURSO. Identidade!, 29(Especial), 95. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/3180

Número

Sección

EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO

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