AÇÕES AFIRMATIVAS COM RECORTE RACIAL NO ENSINO SUPERIOR

O IMPACTO DA POLÍTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

  • Michele Barcelos Doebber

Palabras clave:

Ações afirmativas, Ensino superior, Estudantes negros

Resumen

O artigo analisa o impacto da adoção de ações afirmativas através de sistema de reserva de vagas para estudantes negros provenientes de escolas públicas no perfil dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, aborda a relevância da implementação de políticas afirmativas na vida de estudantes negros e na dinâmica de suas famílias. Através de pesquisa quantitativa e qualitativa, utilizando informações institucionais, entrevistas e depoimentos extraídos de jornal impresso foi possível perceber a alteração significativa no perfil racial dos estudantes da Universidade, mas também que ainda há possibilidade de maior ingresso de estudantes negros. Além disso, o fato de terem conseguido acessar o ensino superior adquire um significado simbólico de modelo para as próximas gerações. É importante para os jovens negros verem representantes de seus grupos bem-sucedidos como profissionais nas áreas consideradas mais nobres.

Biografía del autor/a

Michele Barcelos Doebber

Michele Barcelos Doebber, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagoga e Técnica em Assuntos Educacionais atuando junto ao Programa de Ações Afirmativas da UFRGS. Contato: micheledoebber@yahoo.com.br. O artigo aqui apresentado constitui-se em recorte de dissertação de mestrado intitulada “Reconhecer-se diferente é a condição de entrada – tornar-se igual é a estratégica de permanência: das práticas institucionais à constituição de estudantes cotistas negros na UFRGS”, sob orientação da Profa. Dra. Clarice Salete Traversini.

Publicado

2022-09-28

Cómo citar

Doebber, M. B. (2022). AÇÕES AFIRMATIVAS COM RECORTE RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: O IMPACTO DA POLÍTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Identidade!, 17(2), 221–236. Recuperado a partir de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1928

Número

Sección

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.