AXIOLOGIA

FILOSOFIA E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS, CONSTRUÇÃO DE VALORES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Obertal Xavier Ribeiro

Palavras-chave:

Valores, Cultura, Formação, Cidadania e educação

Resumo

O texto trata de questões contemporâneas a partir do contexto afro-latino-americano considerando a construção da educação e da cultura afro-brasileira. Recorrendo à tradição filosófica reconhecemos os valores como um elemento importantíssimo para a formação da cidadania. São os valores buscados na educação feita pelos filósofos que determinam a possibilidade da democracia na polis, na cultura grega, período antigo da história da filosofia. Destaca-se a formação integral do homem pela educação. Entender a importância da Lei 10.639/03 no ensino escolar é reconhecer e valorizar práticas de educação existentes a partir da história e cultura do povo negro, ainda anterior à referida lei. Evidenciam-se iniciativas que apresentam um novo protagonismo, do professor e do aluno, assim como a atuação do movimento social e de organizações populares. Esse novo momento na história da educação requer uma postura científica e sistematizada. É necessário afirmar a necessidade de uma fundamentação filosófica e de uma teoria educacional, humana e social afro-brasileira na construção da democracia, considerando valores desse povo e a relevância do espaço escolar e da educação libertadora para a cidadania. Práticas educativas e cultura do povo negro são relacionadas no texto destacando sua importância na atualidade e na cultura brasileira.

Biografia do Autor

Obertal Xavier Ribeiro

Mestre em Letras e Ciências Humanas pela UNIGRANRIO. Professor de Filosofia na Universidade Celso Lisboa, no Instituto de Estudos da Ciência e Cultura – IBEEC e no Ensino Fundamental e Médio no Recanto do Fazer. Assessor Pedagógico do CEAP. E-mail: ribeiro.obertal@gmail.com.

Downloads

Publicado

09/28/2022

Como Citar

Ribeiro, O. X. (2022). AXIOLOGIA: FILOSOFIA E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS, CONSTRUÇÃO DE VALORES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Identidade!, 17(2), 189–204. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1926

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE