ENSINO RELIGIOSO E RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS

CONFLITOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO AMAPÁ

Autores

  • Elivaldo Serrão Custódio
  • Eugenia da Luz Silva Foster

Palavras-chave:

Ensino religioso, Religiões de matrizes africanas, Educação pública, Amapá

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos relativos à inclusão das Religiões de Matriz Africana (RMA) na disciplina Ensino Religioso (ER) na educação pública do Amapá. Faz-se uma análise da compreensão e dimensão da inserção no ER das RMA, bem como suas relações dentro do espaço escolar. Trata-se do resultado preliminar de um estudo exploratório de natureza qualitativa que vem adotando a pesquisa bibliográfica a análise documental e a entrevista como forma de investigação no âmbito da Dissertação de Mestrado. A discussão inicia-se com alguns indícios da influência da cultura negra na formação social do Brasil e no Amapá. Em seguida, tratam-se das considerações sobre racismo, preconceito, discriminação e intolerância religiosa contra as RMA. E por fim, faz-se uma breve incursão pelos desafios e conflitos que envolvem a questão da inclusão das RMA no ER na educação pública no Amapá.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio

Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas. Participa do grupo de pesquisa "Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturais", sob coordenação da Dra. Eugenia da Luz Silva Foster.

Eugenia da Luz Silva Foster

Doutora em Educação com pós-doutorado em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

08/23/2022

Como Citar

Custódio, E. S., & Foster, E. da L. S. (2022). ENSINO RELIGIOSO E RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS: CONFLITOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO AMAPÁ. Identidade!, 19(1), 95–109. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1779

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)