O CURRÍCULO ESCOLAR E O DESAFIO DA LEI 10.639/2003

AS PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUDENTE

Autores

  • Elivaldo Serrão Custódio
  • Rosalda Ivone Oliveira Custódio
  • Eugenia da Luz Silva Foster

Palavras-chave:

Currículo, Multiculturalismo, Narrativa racial, Amapá

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal, identificar e analisar as concepções sobre as questões raciais que sustentam as práticas pedagógicas e os discursos dos professores, no desdobramento do currículo escolar, bem como, avaliar suas possibilidades de enfrentamento ao racismo. A análise do currículo escolar frente ao desafio do multiculturalismo é uma discussão pertinente no contexto da implantação da Lei 10.639/2003 e, das demandas históricas advindas da necessidade de um currículo que possibilite um processo de discussão mais amplo e democrático dos conteúdos a serem abordados nas escolas. A concepção de currículo como Narrativa Étnica Racial, que utilizamos na construção deste trabalho é a de que ele se constitui em um território, no qual os temas raciais ganham destaque e possibilita pensar como as identidades e subjetividades raciais podem ser formadas, bem como outras narrativas diferentes, plurais e contra hegemônicas podem ser construídas.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio

Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (PPGDAPP/UNIFAP). Docente da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas-FATECH/AP e Secretaria de Estado de Educação do Amapá.

Rosalda Ivone Oliveira Custódio

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (MDR/UNIFAP). Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá.

Eugenia da Luz Silva Foster

Doutora em Educação com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do curso de Pedagogia e dos Cursos de Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturais, cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

07/31/2022

Como Citar

Custódio, E. S., Custódio, R. I. O., & Foster, E. da L. S. (2022). O CURRÍCULO ESCOLAR E O DESAFIO DA LEI 10.639/2003: AS PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUDENTE. Identidade!, 19(2), 46–60. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1729

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)