A Folia de Santos Reis na comunidade negra de Água Limpa (Goiás)

Autores

  • Rosinalda Correa da Silva Simoni
  • Irene Dias de Oliveira

Palavras-chave:

Folia de Reis, Comunidade Negra de Água Limpa, Religião

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a festa da Folia de Reis que acontece há mais de um século na comunidade rural negra de Água Limpa (GO). Essa comunidade encontra na religiosidade o elemento agregador, o sentido de suas vidas e a dimensão de pertença de grupo. Destaca-se o quanto estas manifestações são importantes para a comunidade de Água Limpa, pois, durante os festejos, busca-se reconstruir o espaço simbólico da jornada festiva e entender como os rituais que compõem a Folia de Reis agregam e recompõem a história e a memória identitária de suas raízes afrodescendentes.

Biografia do Autor

Rosinalda Correa da Silva Simoni

Professora Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC- Goiás). Doutoranda em Ciências da Religião pela PUC-Goiás. Bolsista CAPES.

Irene Dias de Oliveira

Professora Doutora em Teologia pela Facoltà Teológica dell‟ItaliaMeridionale (Itália). Pós Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

05/23/2022

Como Citar

Simoni, R. C. da S., & Oliveira, I. D. de. (2022). A Folia de Santos Reis na comunidade negra de Água Limpa (Goiás). Identidade!, 20(1), 27–37. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1575