Teologia africana no pensamento de Gabriel Molehe Setiloane

Autores

  • Arão Miguel Tchipunge
  • José Adriano Filho

Palavras-chave:

Colonialismo, Teologia africana, Gabriel Setiloane

Resumo

O presente artigo debruça-se sobre a Teologia Africana a partir do pensamento de Gabriel M. Setiloane. Ele considera que o papel da Teologia Africana é enviar os africanos de volta às suas raízes. Ao fazer isso, ela devolve ao africano a esperança de resgatar a sua africanidade, sua visão de vida, sua cultura, sua sabedoria e religiosidade. Uma africanidade que lhes foi roubada pela cultura ocidental. Ao mesmo tempo em que ela resgata os seus valores, busca dialogar com as demais teologias, pois entende que é através do diálogo que se produz unidade, preservando e salvaguardando a diferença e a liberdade. O artigo reconhece que uma teologia relevante para o contexto africano é aquela que emerge da realidade do próprio africano, o que implica em fazer uma teologia que considera o contexto social, político e econômico na elaboração de um pensamento teológico, concomitantemente, cristão e africano.

Biografia do Autor

Arão Miguel Tchipunge

Graduando em Teologia na Faculdade Unida de Vitória/Brasil. Licenciado em computacão pelo Clarentiano/Polo de Vitória. Foi membro do Núcleo de Estudos da Religião (NUER) da Cátedra de Teologia Pública e Estudos da Religião “Rev. João Dias de Araújo”, tendo desenvolvido pesquisas na área de Filosofia da Religião.

José Adriano Filho

Doutor em Ciências da Religião, é professor da Faculdade Unida de Vitória.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Tchipunge, A. M., & Adriano Filho, J. (2022). Teologia africana no pensamento de Gabriel Molehe Setiloane. Identidade!, 20(2), 49–61. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1519