Tem mulheres na Macumba, Sim, Sinhô!

Autores

  • Maria Elise Rivas

Palavras-chave:

Macumbas, Gênero, Mulheres, Jornais, Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer análise parcial sobre as macumbas cariocas e a presença das mulheres nas mesmas por meio de matérias jornalísticas do fim do século XIX e início do século XX. O campo empírico constitui-se de 18 jornais que circularam entre 1871 a 1921, disponibilizados na rede pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Os resultados preliminares dos dados apontaram para as macumbas como religiões com presença das mulheres, mas não apenas isso. Também assinalaram para as macumbas como uma forma de musicalidade incorporada ao cotidiano das diversas classes sociais, presentes nos salões cariocas, que atravessaram décadas, como o bloco de carnaval Chora na Macumba e Melhorzinho na macumba. Ela marca presença como música de salão tocada em clubes desde 1884, entre eles: Clube Olympico Guanabara, Clube da União dos Amadores da (ilegível-observação minha) Orgânica, Clube internacional de Regatas, Clube Progressistas e Fenianos. Também ocupava lugar em crônica e poesias divulgadas nos jornais. A macumba que encontramos se apresenta como rituais pouco definidos e um estilo musical difundido em salões de clubes e ambos com a presença feminina. O referencial teórico utilizado é a hermenêutica da suspeita de Elisabeth Fiorenza, o que possibilitou encontrar as mulheres de modo explícito, mas também implícito no texto, Joan Scott, com a indicação de uma leitura não literal das fontes em um ponto de vista histórico a partir do gênero, e Perrot, buscando as mulheres nos silêncios da história contada.

Biografia do Autor

Maria Elise Rivas

Doutoranda do Programa de Ciências da Religião da PUC-SP. Membro do Grupo de Pesquisa GREPO da PUC-SP – Gênero, Religião e Política.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Rivas, M. E. (2022). Tem mulheres na Macumba, Sim, Sinhô!. Identidade!, 20(2), 24–38. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1517

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.