AÇÕES AFIRMATIVAS COM RECORTE RACIAL NO ENSINO SUPERIOR

O IMPACTO DA POLÍTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Michele Barcelos Doebber

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Ensino superior, Estudantes negros

Resumo

O artigo analisa o impacto da adoção de ações afirmativas através de sistema de reserva de vagas para estudantes negros provenientes de escolas públicas no perfil dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, aborda a relevância da implementação de políticas afirmativas na vida de estudantes negros e na dinâmica de suas famílias. Através de pesquisa quantitativa e qualitativa, utilizando informações institucionais, entrevistas e depoimentos extraídos de jornal impresso foi possível perceber a alteração significativa no perfil racial dos estudantes da Universidade, mas também que ainda há possibilidade de maior ingresso de estudantes negros. Além disso, o fato de terem conseguido acessar o ensino superior adquire um significado simbólico de modelo para as próximas gerações. É importante para os jovens negros verem representantes de seus grupos bem-sucedidos como profissionais nas áreas consideradas mais nobres.

Biografia do Autor

Michele Barcelos Doebber

Michele Barcelos Doebber, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagoga e Técnica em Assuntos Educacionais atuando junto ao Programa de Ações Afirmativas da UFRGS. Contato: micheledoebber@yahoo.com.br. O artigo aqui apresentado constitui-se em recorte de dissertação de mestrado intitulada “Reconhecer-se diferente é a condição de entrada – tornar-se igual é a estratégica de permanência: das práticas institucionais à constituição de estudantes cotistas negros na UFRGS”, sob orientação da Profa. Dra. Clarice Salete Traversini.

Downloads

Publicado

09/28/2022

Como Citar

Doebber, M. B. (2022). AÇÕES AFIRMATIVAS COM RECORTE RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: O IMPACTO DA POLÍTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Identidade!, 17(2), 221–236. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1928

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.